PROFESP

PROFESP é tema de atividades em Organizações Militares na região sul

Em Canoas foram entregues óculos; já na BASM aconteceu uma festa junina para crianças e adolescentes
Publicada em: 10/07/2023 18:43
Imprimir
Fonte: V COMAR e BASM
Edição: Agência Força Aérea

Em um conjunto de atividades na região sul do país, o Programa Forças no Esporte (PROFESP) foi destaque em instituições civis e militares nos últimos dias.

Na terça-feira (04/07), foi realizada na Câmara Municipal de Canoas uma apresentação sobre o Programa. O Vereador Cezar Mossini (MDB) propôs o evento para ressaltar a importância das ações promovidas pelo Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), em prol da sociedade local.

O Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, explicou que o PROFESP é um programa social que reúne as capacidades da estrutura militar para oferecer suporte à saúde, esporte e apoio ao desenvolvimento das crianças. “O objetivo é proporcionar a essas crianças oportunidades de saírem de ambientes, muitas vezes desfavoráveis e restritos, ampliando suas perspectivas e sonhos”, completou o Oficial-General.

Estiveram presentes o Comandante do Grupo de Apoio de Canoas (GAP-CO), Coronel Intendente Marcos Pinheiro de Vasconcellos; o Subcomandante do V COMAR, Coronel Aviador Gil Eduardo de Lima e Silva; o Assessor de Relações Institucionais do V COMAR, Coronel Aviador Paulo Rogério Glaeser; o Coordenador do PROFESP, Capitão Pedro Cendron; além de monitores e voluntários.

Em suas palavras, o Vereador Mossini enalteceu o papel da FAB e o seu protagonismo na história do Município de Canoas. “A FAB sempre esteve auxiliando no desenvolvimento da cidade e, agora, na possibilidade de um maior horizonte de sonhos para as crianças canoenses”, finalizou.

Doação de óculos

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Canoas, o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Lions Club Canoas Centro, realizaram, em 29 de junho, a entrega de óculos de grau para beneficiários do PROFESP e alunos da rede municipal de ensino de Canoas.

Segundo o Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, esta é mais uma ação social em parceria com importantes instituições públicas e privadas, cujo objetivo é beneficiar a sociedade de Canoas. “O V COMAR tem um histórico de parcerias que visam atender a população mais vulnerável do entorno de suas Organizações subordinadas. Esta parceria, em específico, com o SESC e o Lions Club, possibilitou às crianças melhores oportunidades de aprendizado escolar e de desenvolvimento de suas capacidades. Estamos muito felizes e agradecidos por esta iniciativa conjunta”, frisou.

Com o mesmo intuito, foram disponibilizados, durante os meses de abril e maio, atendimentos de oftalmologia para 21 crianças do PROFESP e alunos da rede municipal de ensino de Canoas. Na ação, as crianças receberam avaliação médica e realizaram testes oftalmológicos, na Unidade Móvel de Oftalmologia do SESC, instalada nas dependências do V COMAR.

A presidente do Lions Club Canoas Centro, Doraci Patzlaff, ressaltou que a instituição tem por objetivo promover projetos que atendam comunidades de vulnerabilidade social. “A nossa felicidade é poder ver uma criança enxergando. Temos muito orgulho por ter a Força Aérea Brasileira como nossa parceira”, finalizou.

Festa Junina

Ainda no dia 04/07, a Base Aérea de Santa Maria (BASM), também no Rio Grande do Sul, realizou a festa junina do PROFESP com a participação de crianças e adolescentes, de idades entre 6 e 18 anos, atendidas pelo Programa. As atividades, na BASM, contemplam 200 crianças.

A programação contou com brincadeiras, distribuição de brindes e a tradicional quadrilha. A festividade é tradicionalmente realizada no local visando oportunizar atividades interdisciplinares e promover a convivência entre os alunos.

"Por meio da valorização do folclore brasileiro, busca-se incentivar os alunos a valorizarem a nossa cultura e, acima de tudo, gerar um ambiente de diversão e acolhimento a todos os participantes", destacou a Coordenadora Pedagógica do PROFESP, Tenente Pedagoga Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos.

O Programa

O PROFESP é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de seis até os 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, e visa ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas, culturais e sociais, bem como proporcionar a melhoria da qualidade de vida.

As ações do programa têm por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Fotos: Bruna Ouriques / Câmara Municipal; BASM; Sargento Romero / V COMAR